segunda-feira, 24 de agosto de 2009

SEMANA DA PÁTRIA 2009





TEMÁTICA: Belford Roxo, todos pela educação. Teus filhos não fogem à luta, nem se dividem.

1. APRESENTAÇÃO

Tendo em vista as comemorações da Semana da Pátria no município de Belford Roxo, evento de ampla participação popular, a Secretaria Municipal de Educação propõe refletirmos sobre a importância de uma ação coletiva – Todos pela Educação – visando a conquista de melhorias nas condições de vida tanto local, quanto global.

“Belford Roxo na luta não se divide!”. Nas palavras do nosso hino municipal a “luta” nos sugere que não se trata de uma tarefa fácil, entretanto a sugestão “não se divide” torna-se pista essencial, sugerindo-nos que o caminho precisa ser trilhado em união, cooperação e solidariedade.

Unidos e fortes, eis que é chegado o momento da comunidade Belforroxense assumir seu papel de agentes da mudança, demonstrando ações e atitudes que contribuam para a construção de um município melhor.


2. JUSTIFICATIVA


“A educação, por si só, não muda a sociedade. Sem ela, tampouco, esta se transformará”. Instigados pela provocação do eterno mestre Paulo Freire, assumimos o desafio de buscar o papel da educação na melhoria e na transformação do social. Autores como Vicente Martins, defendem que a formação de valores vinculados à cidadania é a principal missão de uma escola verdadeiramente democrática e popular. Valores como a ética e a moral devem ser sistematicamente trabalhados em sala para que o aluno, futuro cidadão, possa então, na vida em sociedade, saber conviver bem e em paz com o próximo.Nas comemorações da Semana da Pátria, desejamos oportunizar reflexões sobre o significado e simbolismo de uma data onde podemos construir no consciente coletivo idéias de civismo e cidadania através da valorização e respeito aos cidadãos e seus direitos e deveres para com sua comunidade.De acordo com o Ministério da Educação, a Prova Brasil (um dos instrumentos que avaliam a qualidade do ensino) será realizada no período de 19 a 30 de outubro de 2009, e o desfile cívico é o momento oportuno para a escola apresentar para a sociedade as ações desenvolvidas no intuito de alcançar um melhor resultado no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). É relevante afirmar que a união de forças entre governo, escolas, famílias e sociedade, onde cada um assuma seu papel, é fator fundamental para juntos atingirmos o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Não há vitórias sem luta, nem luta vitoriosa sem união, sendo assim, convocamos todos para participarem da construção de UMA CIDADE MELHOR.


3. OBJETIVOS


Promover a reflexão sobre a importância das mudanças sociais e políticas na busca pela educação pública de qualidade; Fortalecer a noção de escola enquanto ‘célula da mudança’, como espaço da prática constante da democracia; Despertar a consciência para a importância da tomada de decisões de maneira participativa, visando o bem estar comum, respeitando a diversidade e as relações existentes, minimizando as desigualdades sociais.


4. DESENVOLVIMENTO (SUBTEMAS)


- União de TODOS pela EDUCAÇÃO na transformação social: Projetos e subprojetos realizados pela escola para o alcance ou superação das metas propostas pelo IDEB;

- Construção de VALORES democráticos para a PAZ: Projetos e subprojetos realizados na escola para a disseminação de valores como a cooperação, a união, a coletividade e a civilidade;

- Diversidade e multiplicidade cultural: Projetos e subprojetos realizados pela escola com a finalidade de difundir a noção de ‘éticas multiculturais’, despertando o interesse e o respeito pela diversidade ecológica, ambiental, bem como, pelas diferentes culturas, etnias, gêneros, etc.


5. PROCEDIMENTOS



  • Apresentação do projeto para as unidades escolares municipais;

  • Reunião com os Subprefeitos e representantes das Secretarias envolvidas;

  • Reuniões com as unidades escolares estaduais e particulares;

  • Entrega da ficha da Unidade Escolar com as informações que seguem;

  • Identificação da Unidade Escolar;Ø Histórico da Unidade Escolar;

  • Desenvolvimento do tema;

  • Local do desfile.

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS


O presente projeto pretende sugerir um norteamento temático que possa servir para o bom desempenho de todos nesse momento de registro das questões históricas que envolvem a data e também o encontro com o compromisso que hora assumimos com o Município, o Estado e o País. O Serviço de Educação Física Escolar (SEFE) da Secretaria Municipal de Educação de Belford Roxo coloca-se à sua inteira disposição para maiores informações e/ou esclarecimentos no que tange ao desenvolvimento e organização do Desfile Cívico 2009.


DATAS, LOCAIS E HORÁRIO PARA O DESFILE CÍVICO 2009


01 de setembro (3ª feira) às 9 horas – Abertura do desfileLocal: Praça Eliaquim Batista- Centro


01 de setembro (3ª feira) às 14 horas - Subprefeitura de Parque São JoséLocal: Estrada Aníbal da Mota – Parque São José


02 de setembro (4ª feira) às 9 horas – Subprefeitura de Jardim RedentorLocal: Estrada de Belford Roxo – Bom Pastor


03 de setembro (5ª feira) às 9 horas – Subprefeitura de Areia BrancaLocal: Estrada da Mineira – Areia Branca


04 de setembro (6ª feira) às 9 horas – Subprefeitura de Nova AuroraLocal: Rua Existente – Nova Aurora


05 de setembro (Sábado) às 9 horas – Subprefeitura de Lote XVLocal: Estrada Manoel de Sá – Lote XV


06 de setembro (Domingo) às 9 horas – Subprefeitura de Sargento RoncalliLocal: Rua Tenente Coronel José S. Rodrigues – Sargento Roncalli


07 de setembro (2ª feira) às 9 horas – Subprefeitura de Jardim RedentorLocal: Avenida Floripes Rocha - Centro


ORIENTAÇÕES GERAIS
No intuito do sucesso das comemorações da Semana da Pátria seguem algumas orientações:


1 - As escolas deverão se apresentar com 1 hora de antecedência do início, seguindo a ordem do desfile.


2 - A ordem das escolas no desfile será: Municipais, Particulares e Estaduais.


3 - Serão demarcadas 02 (duas) linhas perpendiculares que demarcam o início e o término do desfile.


4 -Também serão demarcadas 04 (quatro) linhas paralelas no percurso do desfile.


5 - Não será permitido a utilização de faixas, cartazes, camisetas e adereços de patrocinadores por parte das escolas e seus integrantes.


6 - O número mínimo de participantes por parte da escola é de 50 (cinqüenta) alunos.


7 - Cada unidade escolar deverá escolher somente 01 (um) local de desfile e terá direito a 10 (dez) minutos para apresentação do seu desfile.


8 - As escolas que possuírem bandas, além dos 10 (dez) minutos terão mais 05 (cinco) minutos para sua apresentação.


9 - As unidades escolares que não possuírem bandas serão conduzidas pela FAMBER (Fanfarra Municipal de Belford Roxo).


10 - As escolas poderão levar adereços alusivos que caracterizem o tema.


11 -Todas as escolas devem apresentar as bandeiras oficiais com suas respectivas guardas.


12 - Posicionamento das Bandeiras: ao centro, a Bandeira Nacional; à direita, a Bandeira Estadual e à esquerda, a Bandeira Municipal.


13 - Todos os alunos devem portar um documento de identificação ou crachá contendo os seguintes dados: nome completo, filiação, endereço, telefone e nome da unidade escolar.


14 - Todos os funcionários ou responsáveis que acompanharão as escolas deverão portar um crachá que os identifique.



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial