sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Cultura africana e afro-brasileira

Para a Secretaria Municipal de Educação de B. Roxo, é uma alegria muito grande realizar o I Seminário de Cultura Africana e Afro-brasileira, uma orientação tirada na I Conferência de Educação de B. Roxo, acontecida em maio.
Estamos à frente desta gestão há apenas sete meses, mas temos a certeza de estar acertando em nossas ações. Um exemplo é a realização deste evento, que busca trabalhar abordagens sobre a História e Cultura da África com o olhar voltado para os reflexos sócio-econômicos e culturais na História do Brasil. Com o objetivo de ampliar e aprofundar o debate acerca da legislação federal e municipal, tornando obrigatório o ensino deste conteúdo.
Lembramos que a Lei 10639/2003, que estabelece o ensino da História da África e da Cultura afro-brasileira, foi uma das primeiras leis assinadas pelo Presidente Lula. O que representa o reconhecimento da importância e da necessidade de sistematizar o enfoque na questão de combate ao preconceito, ao racismo e a discriminação. Uma agenda positiva e afirmativa sem sombra de dúvidas. Resultado de uma luta histórica, mas que se efetiva principalmente, na quebra de paradigmas como o do mito da democracia racial, descortinando o mecanismo de dissimulação que é histórico na colonização do ultramar.
Não podemos evidentemente deixar de afirmar também que muitos ainda são os desafios a enfrentar e o principal; é nos desafiarmos a pensar qual caminho estamos tomando, refletir sobre qual trabalho estamos fazendo, onde nos encontramos e para onde devemos seguir? Com certeza a Lei 10639/2003 é uma lei afirmativa no sentido de reconhecer a escola como o lugar de formação de cidadãos e cidadãs, tendo o papel de promover a necessária valorização das matrizes culturais do nosso país, e este seminário vem de encontro com esta política afirmativa, pois reafirma que a educação sozinha não garante o processo de transformação e de desenvolvimento da nação.
Gostaria de aproveitar para agradecer a participação de todos e principalmente de parabenizar toda equipe da semed, que se empenhou de coração para a realização deste importante evento.
Um abraço a todos e a todas.

Joana D’arc
Subsecretária Pedagógica













0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial